Você está em: Home CIDADE , POLITICA LOCAL Hospital do povão: Maurício Xerez diz que Sávio Pontes agiu corretamente

Em entrevista ao programa Fatos em Debate (FD) da Rádio Regional AM de Ipu ontem, segunda-feira (30/07) o advogado e publicitário Maurício Dias Xerez fez uma análise histórica no processo de criação do Hospital e Maternidade Dr. Francisco Araújo o qual já fora chamado de "hospital do povão".

Após citar diversos nomes que tiveram papel fundamental na criação daquela instituição de saúde, Xerez afirmou que o Prefeito Sávio Pontes promoveu uma atitude correta ao entrar na justiça pedindo a integração de posse do Hospital para o patrimônio do município, mas de forma diplomática fez questão de citar importância do Dr. Tomaz Corrêa na condução daquele nosocômio. 

Sobre o descontentamento da Família Corrêa, Xerez afirmou que “a gente tem que contar a historia como ela é, eu quero encerrar essa visão, esse ódio ao Sávio Pontes porque ele exerceu uma obrigação dele. A obrigação de fiscalizar os estatutos da fundação em primeiro lugar é do Promotor de Justiça, que é o fiscal da lei, porque o ministério publico não fiscalizou alguém não pode alterar os destinos da fundação pelo seu bel prazer, existem normas legais pra se fazer isso, no caso do ministério publico não se manifestar cabe ao prefeito, se o prefeito não defender os direitos do município ele será ele é passível de ação penal contra ele”.

O entrevistado também citou ilustres ipuenses que tiveram parte na criação do Hospital e Maternidade como a Família Sousa Carvalho, Monsenhor Gonçalo Lima e o Padre Morais.

Maurício Xerez já foi vice prefeito de Ipu na gestão de Zezé Carlos( 1993-1996), e além de agropecuarista e empresário do setor gráfico na capital cearense. Nos anos 80, Maurício foi Diretor do Jornal Diário do Nordeste e com grande influência entre os políticos daquela época, conseguiu diversos empregos junto ao Governo do Estado para os seus conterrâneos principalmente na área da educação em uma época em que não haviam concursos com frequência. Na capital cearense não foram poucos os ipuenses que Maurício trouxe para trabalhar consigo no DN, além de ter fornecido centenas de bolsas de estudo para os ipuenses.

Fonte: Blog do Kléber Teixeira

Áudio da entrevista divulgado pela Radio Regional AM no site da emissora
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
21 Comentários

21 comentários

  1. >
    R.N Disse:

    quanto tera cido o cache , sera que com essa entrevista desse homem mudara alguma coisa na
    politica de Ipu ,a maioria do povo ipuence ja
    tem sua decisão ja sabem qual sera o rumo da
    politica de Ipu apos o dia 7 de outubro!

  2. >
    Anônimo Disse:

    ESTAMOS PRECISANDO DE HOMENS QUE ELEVEM O NOME DA NOSSA TERRA, NÃO DE APOLOGIA A CORRUPÇÃO. SE ESTE SENHOR VOLTOU A SEU TORRÃO NATAL PRA ISSO, SERIA MELHOR TER FICADO POR LÁ.

  3. >
    Anônimo Disse:

    Nao se discute pra quem deveria ficar o Hospital,mas sim a real intenção que foi única e exclusivamente de caráter persecutório sem que em nenhum se pensou no bem estar população,que continuará sofrendo com a precariedade dos serviços básicos ofertados pelo poder público municipal

  4. >
    Anônimo Disse:

    Esse ai deve ganhar sem trabalhar da prefeitura.

  5. >
    Anônimo Disse:

    ta comendo dos milhões roubados do ipu tambem, ne? xerez

  6. >
    Anônimo Disse:

    a gente tem que contar a historia como ela é, eu quero encerrar essa visão, esse ódio ao Sávio Pontes porque ele exerceu uma obrigação dele. A obrigação de fiscalizar os estatutos da fundação em primeiro lugar é do Promotor de Justiça, que é o fiscal da lei, porque o ministério publico não fiscalizou alguém não pode alterar os destinos da fundação pelo seu bel prazer, existem normas legais pra se fazer isso, no caso do ministério publico não se manifestar cabe ao prefeito, se o prefeito não defender os direitos do município ele será ele é passível de ação penal contra ele

  7. >
    Anônimo Disse:

    vamos deixar de ser hipocritas, meu povo! o cara so falou a verdade. tava escutando o doido do rogerio palhano e resolvi mudar pra outra radio. comecei a escutar o mauricio, e fui ate o fim da sua entrevista. é muito inteligente, esse homem! valeu!

  8. >
    Anônimo Disse:

    quer dizer que se o dr luiz fizesse acordo com a toinha de entregar o 15 ao papai, aí o que ele fez tava errado?

  9. >
    Anônimo Disse:

    o senhor mauricio xerez foi desenterrado nao sei de onde (porque a muito tempo nao se ouvia falar nele!),so para vir defender ladrao?ha me poupe!

  10. >
    Anônimo Disse:

    Pessoal de IPU deveria conhecer melhor as pessoas ilustres da nossa cidade. Mauricio Xerez jamais precisou nem precisará 'comer' da prefeitura. È um grande nome estadual, onde atuou muitos anos à frente do Diário do Nordeste e pai de Juíz Federal Dr. Rafael Xerez. Procurem saber antes quem é a pessoa de Mauricio Xerez pra poderem falar algo a respeito.

  11. >
    Anônimo Disse:

    isso aii ta gágá,tirou 400votos pra deputado aquii!! agoraa é mais um fantasma da prefeitura!! Ê savio pontes ta sem jeitoo!! jaeraaaaaaaaaaaaaaaa

  12. >
    Anônimo Disse:

    pra quer tomar o hospital pra fazer o qui ela faz no hospital municipal nada la mem material para corativo tem

  13. >
    Anônimo Disse:

    O dr. mauricio e um as nas palavras mas e um asno na politica.

  14. >
    Anônimo Disse:

    NOS IPUENSES GOSTARIAMOS QUE OS DEFENSORES DO PREFEITO, TIVESSEM O MESMO ZELO E EMPENHO EM FISCALIZAR AS APLICAÇOES DAS VERBAS QUE SAO DESTINADAS AO MUNICIPIO E QUE SEGUNDO O TCM ESTAO SENDO VERGONHOSAMENTE DESVIADAS PARA OUTROS FINS.SE SAO TAO VIGILANTES NO CASO MATERNIDADE-PORQUE FIGEM QUE NAO SABEM SOBRE OS ROMBOS NOS COFRES MUNICIPAIS-NAO E SRS VEREADORES,SR KT,SR RADIALISTAS OFICIAIS.DIGAMOS NAO AO CAOS ADMINISTRATIVO E TOLERANCIA ZERO COM A CORRUPÇAO.ESTAMOS FARTOS.

  15. >
    Anônimo Disse:

    DR Mauricio pode ser bom de labia mas sera que ele sabede saude no IPU? O atual gestor nao da conta nem do hospital do municipio pois la falta ate curativo.DEixe a saude pra quem entende e va cuidar do que lhe cabe,pois o Ipu ta a casa da mae joana,nunca vi minha cidade tao feia,suja,uma buraqueira, e o meu salario oooooooooooooo`OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO``````````````

  16. >
    Anônimo Disse:

    Osr. Xerez diz que SAVIO agiu corretamente no caso do NOSOCOMIO-´e o nooovo-nosocomio-,e nos outos casos como kits sanitarios,estaçao,casas populares,porque nao fez comentarios.Papai proibiu?

  17. >
    Anônimo Disse:

    pego o beco seu menino traqino

  18. >
    Anônimo Disse:

    Por que o Sr. não fez nenhum comentário sobre os motivos da prisão do prefeito? Não tocou no atraso dos salários (tem médico há 3 meses sem receber e ameaçando não mais voltar); não comparou o preço da desapropriação do terreno do pai do prefeito com o da família corrêa; não explicou porque retirar recursos do SUS do hospital que agora (só agora?) percebeu que é do povão... É duro de aguentar a mesma emissora que era contra a abertura do hospital municipal (inclusive passando para a população a imagem de que tratava-se de um matadouro); que nunca havia defendido essa ideia, hoje considera toda essa palhaçada correta e ainda têm coragem de dizer que fulano só defende o que lhe é conveniente...Sei que esse comentário não fará nenhum efeito (o papai de vcs é blindado até contra a justiça), mas, pelo menos podemos demonstrar que a população não engole tudo com vcs pensam e, se a justiça nada pode fazer contra os corruptos, O VOTO DA MAIORIA DOS IPUENSES FARÁ...

  19. >
    Anônimo Disse:

    eu achou quer os ipuense preteu muito com o hospital do povao fechado e nos somos facas demas pois se todo mundo vice o dr tormas como um vertadeiro e puense nao deria acontecido isso com os probre pos os correas vao ser sempre os correas e nos estamos pagando um perço muito alto para ter um metico mas ou mesmos pregundo eu porquer quem dervende o regional quondo persiça va para hospital particula? e com medo de nao voltar mas????????tem pai de todo jeito.tem ater aquele quer deixa os filhos passar fome hei hei.

  20. >
    Anônimo Disse:

    O Dr. Luiz e o Dr. Tomaz sempre diriam que o hospital não era deles e sim do povo do Ipu.
    E agora é deles? Eles estavam mentindo para o povo Ipuense?

  21. >
    Anônimo Disse:

    Só ratificando, que na época dos empregos o Dr Mauricio Xerez não era político. Ele era influente com políticos e exercia o cargo de diretor do DN. O que não o obrigava a ajudar os conterrâneos. Ele o fez por ser homem íntegro e com amor pela população. Diferente da família Correa que nunca ajudou ninguém.

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire